ISO/IEC 17025: Saiba Tudo Sobre A Norma

Sistemas de Gestão, Norma ISO/IEC 17025:2017

No Brasil, atualmente, empresas que realizam serviços de ensaio, calibração e amostragem com posterior ensaio, possuem a necessidade de adequarem seus processos internos e se regularizarem às exigências de normas diversas, de acordo com o escopo de seus serviços. Dentre elas, norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 tem se destacado por sua relevância mercadológica. Independentemente do escopo do serviço realizado pela empresa, estando ele relacionado a um dos três tipos citados acima, essa norma é aplicável.

Isso se dá pois ela trata de princípios da qualidade que devem reger os processos de um laboratório. Além disso, ela garante sua competência e a validade de seus resultados, independente do  ramo em que ele atue. Um exemplo de laboratórios são as empresas que realizam monitoramento de ruído ambiental e emissão de laudos de ruído, uma atividade classificada como ensaio acústico.

 

Para se adequarem à ISO 17025 e conseguirem o reconhecimento no Inmetro ou órgão metrológico estadual responsável, os laboratórios precisam estruturar e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade que garanta o cumprimento dos requisitos da ISO. Todavia, muitas organizações ainda desconhecem essa norma, sua importância e como implementá-la. Tendo isso em vista, explicaremos a seguir os principais pontos que você precisa saber sobre a ISO 17025.

O que é a ISO 17025?

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, no Brasil, foi revisada em 2017 e encontra-se nessa versão mais recente. Ela é um documento normativo técnico internacional que estabelece os “requisitos para laboratórios, de modo a permitir que eles demonstrem que operam competentemente e que são capazes de gerar resultados válidos”, como é mencionado no próprio documento. Essas exigências avaliam a qualificação dos processos e trabalhos de laboratórios de ensaio, calibração e amostragem, com posterior ensaio.

No escopo da norma, se abordam diversos requisitos sobre todos os processos que influenciam as atividades de um laboratório. Essas exigências englobam desde a solicitação de um serviço por um cliente, a manutenção e conservação de equipamentos e a rastreabilidade metrológica, até a realização de análises críticas, auditorias e validação dos métodos utilizados.

 

Ademais, a ISO/IEC 17025 requer que os laboratórios planejem e implementem ações para abordar riscos e oportunidades. Isso estabelece uma base para aumentar a eficácia do Sistema de Gestão, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos. Assim, esta norma orienta as organizações dos critérios necessários na construção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Esse cujo principal objetivo é criar e implementar diretrizes para balizar o funcionamento da empresa de acordo com o que rege a norma.

Como implementar a Norma?

A empresa que deseja adequar-se e obter o selo da qualidade do Inmetro por meio da acreditação deve, necessariamente, adotar as diretrizes da norma em seu escopo organizacional. Para isso, uma das formas mais eficientes é implementar um Sistema de Gestão da Qualidade edificado sobre os requisitos da ISO.

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de processos interligados, os quais abrangem todas as operações de um laboratório que influenciam em seus trabalhos de ensaio ou calibração. O SGQ condensa esses processos por meio de procedimentos e registros, que objetivam padronizar todas as atividades da empresa e reter informações importantes sobre elas, respectivamente. Isso é feito por meio de um documento principal, o Manual da Qualidade, e dos documentos anexos, que são os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) e os formulários.

 

De maneira bastante resumida, para construir um SGQ, é necessário efetuar um levantamento de todos os processos realizados pelo laboratório que sejam abarcados pela norma. Em seguida, analisá-los detalhadamente para diagnosticar possíveis não conformidades. Com base nessa análise, é feita a adequação e/ou criação de novos procedimentos, a fim de atender às exigências da ISO.

A partir daí, a empresa deve implementar esses novos métodos em seu escopo e maturar o processo para, posteriormente, ser auditada por auditores especializados na 17025. Quando o SGQ é bem estruturado e implementado no laboratório de forma que não sejam encontradas não conformidades, ele pode ser recomendado para a acreditação e receber seu selo da qualidade.

Para implementação e necessário que a empresa conte com profissionais treinados e qualificados para AUDOTORIA INTERNA DA NORMA ISO 17025

Quais são as vantagens de obter a acreditação na ISO 17025?

Inicialmente, ao implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na sua empresa e adequar seus processos, é possível obter uma diminuição de custos operacionais. Suas diretrizes e ações eficazes são voltadas para a prevenção e redução dos impactos gerados por não conformidades. Assim, a ISO ajuda a mitigar gastos com essas falhas, bem como evita retrabalhos.

Após a implementação do SGQ, a empresa deve solicitar sua acreditação ao Inmetro e, assim, ela conseguirá seu selo da qualidade. Esse selo comprova que a organização opera competentemente e fornece resultados válidos. Com isso, eleva sua autoridade no mercado e gera maior confiança para os clientes.

 

 

Por si só, a acreditação à ISO 17025 configura um grande diferencial competitivo para empresas perante ao mercado em que atuam, contribuindo para o aumento da lucratividade. Além disso, ela possibilita que os laboratórios atuem em mercados mais restritos e com altos níveis de exigências. Por comprovar a competência da organização e a validade dos resultados que ela produz, a acreditação à norma facilita a entrada dessas empresas em certos nichos. Por exemplo, aqueles relacionados à realização de ensaios físicos, químicos e biológicos, atividades de amostragem em quaisquer matrizes ambientais, e serviços demandados por licitações.

Dessa forma, nota-se que a implementação da norma traz diversas vantagens e oportunidades para a empresa, sendo sua relevância de caráter internacional. Ademais, tendo em vista sua importância na garantia da qualidade, é esperado que, com o passar do tempo, novas deliberações sobre sua exigência surjam no país. Assim, nota-se que as empresas que já procuram se adequar dão um passo à frente em seu ramo de atuação.

Conte com a GAC CURSOS ONLINE.

A GAC Cursos online oferece o curso de capacitação para auditor interno da

Com mais de 10 anos no mercado e milhares de alunos capacitados oferecemos cursos online e In Company

 

 

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio