Conheça os benefícios da ISO 9001 para as empresas

Norma ISO 9001:2015, beneficios iso 9001

Vivemos um mundo cada vez mais competitivo e somos impactados diariamente com as transformações provocadas pela tecnologia. E com as empresas isso não é diferente.

É essencial estar atento às novidades do mercado, às necessidades do consumidor e, claro, manter sempre a qualidade de seus produtos e/ou serviços.

Nesse sentido, a ISO 9001 surge para trabalhar a gestão da qualidade de uma organização, independente do seu ramo de atividade ou tamanho.

No artigo de hoje você vai entender o que é a IS0 9001 e quais os benefícios que ela oferece para a sua empresa, acompanhe.

O que é IS0 9001?

A ISO 9001 é uma norma mundial do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) que, no Brasil, é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tem por objetivo garantir a qualidade dos produtos e serviços, as melhorias de desempenho e o nível de satisfação dos consumidores.

Além de documentar a cultura organizacional, a implementação da ISO 9001 permite encontrar e corrigir processos falhos que acontecem dentro de uma organização.

Para conseguir a certificação, a empresa deve cumprir diversos requisitos e passar por auditorias externas, que acompanham a aplicação e a evolução das normas.

Quais os benefícios da Certificação ISO 9001?

Uma organização que possui a certificação ISO 9001 está sempre em destaque em relação aos seus concorrentes, pois demonstra interesse pela qualidade de seus produtos e/ou serviços e cumpre os regulamentos e a legislação.

Confira os principais benefícios:

- Imagem da Organização: a empresa passa a ser vista no mercado como referência em qualidade e satisfação de seus clientes.

- Eficiência: a gestão da qualidade elimina falhas, retrabalho e acaba com o desperdício, gerando assim uma eficiência operacional dos processos.

- Equipe: a qualidade também é observada no público interno da empresa, pois são oferecidos cursos, capacitações e treinamentos. Sendo assim, os colaboradores se sentem respeitados e em harmonia com os objetivos da organização.

- Mercado: aumenta a oportunidade de expansão de novos mercados, já que muitas empresas só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001.

Conclusão

A ISO 9001 melhora a gestão da organização e aumenta a satisfação de seus clientes, portanto é uma decisão estratégica muito importante.

Sua empresa precisa de ajuda para certificações? Somos especialistas no Sistema de Qualidade ISO 9001:2015. Entre em contato pelo nosso site https://www.gaccursosonline.com.br/  e saiba mais.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio