Objetivos e Metas para Sistema de Gestão

Gestão Integrada, sistema de gestão de qualidade nas empresas

As normas ISO e outras exigem que toda organização tenha objetivos e metas definido e implantados, atender a este requisito é uma exigência das normas.

Muitas empresas esquecem quais são os objetivos e metas e sempre temos vistos as empresas quando estamos fazendo auditoria ou prestando o serviço de consultoria vem com as mesmas respostas:

  • Ainda não estão definidos
  • Discutiremos esse assunto na reunião da diretoria no segundo semestre
  • Estão definidos mais não foram implantados.
  • Não são comunicados os objetivos e metas

Pois bem em face disto tenho observado que muitas empresas, e os profissionais que são responsáveis pelo Sistema de Gestão seja ele da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho entre outros não sabem a diferença entre objetivos e metas.

Vejamos o conceito de

  • Objetivos é o que desejo.
  • Meta é o quanto desejo e até quando pretendo alcançar esse desejo.

Objetivo: Aumentar a lucratividade da empresa.
Meta: 14% até dezembro de 2019.

Objetivo: Economizar dinheiro.
Meta: R$ 50.000,00 até dezembro de 2020.

Objetivo não tem nenhum valor numérico e temporal associado. Ele reflete apenas o desejo.

A meta, por sua vez, torna esse objetivo palpável. A meta é composta por um valor numérico (ou percentual) e por um prazo associado.

Vamos ver algumas etapas essências para definir os objetivos e metas da empresa. Este planejamento deve incluir no mínimo.

  • O que será feito.
  • Quais são os recursos necessários para o alcance desses objetivos
  • Quem será o responsável
  • Quando a organização irá concluir o objetivo
  • Como os resultados planejados serão avaliados

Uma dica importante neste ponto podemos estar utilização o 5W-2H, assim a empresa consegue evidenciar cada especificação requerida pela norma.

Importância de Definir os Objetivos e Metas

Os objetivos vão validar a importância  Sistema de gestão dentro da organização, é indispensável que todos os líderes conheçam os objetivos e que trabalhem para que sejam alcançados. Para que isso aconteça, é necessário trabalhar muito a cultura da qualidade e principalmente a comunicação do que está acontecendo para alcançar os objetivos. As pessoas não se engajarão em algo que não entendem o valor.

Desta forma os Objetivos e Metas quando estabelecidos e perseguidos, são a chave para o processo de melhoria contínua em uma organização e, consequentemente o caminho para medir se os objetivos principais do Sistema de Gestão estão sendo atingidos.

Não esquecendo que os Objetivos e Metas devem ser:

  • Coerentes com a política da Organização
  • Mensuráveis
  • Levar em conta os requisitos aplicáveis
  • Ser pertinente para a conformidade
  • Ser monitorados,
  • Ser comunicados e atualizados como apropriado.

Conclusão

Os objetivo e metas são um ponto central para garantir o planejamento de sua organização. É neste exato momento que começamos estabelecer objetivos e metas claros e mensuráveis, que se atingidos geram um grande valor para uma empresa.

Gabriel Arcanjo Custódio

Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós Graduado em Administração, Economista, Consultor, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – OHSAS 18001 – IATF 16949 entre outras, Instrutor de Cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós Graduado em Administração, Economista, Consultor, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – OHSAS 18001 – IATF 16949 entre outras, Instrutor de Cursos para o Sistema de Gestão. Direto