Contexto da Organização
- Segundo o dicionário – Contexto significa Substantivo masculino - Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação.
Resumindo contexto e onde a organização esta, ou pretende estar, ou seja, é a situação em que a empresa se encontra no cenário econômico.
O que significa entender o contexto da Organização
- Se você está atendo as mudanças da nova versão da ISO 9001 e ISSO 14001 e outras que estão alterando você já devem ter o requisito Contexto da Organização, assunto abordado no item 4 da nova versão. Para muitas empresas, isso ainda está um pouco confuso, vamos ver de uma maneira simples para podermos entender.
- Quando a gente fala de compreender o Contexto da organização, estamos falando basicamente sobre onde à empresa esta no cenário econômico no cenário de seu ramo de negocio enfim onde esta como esta e aonde quer chegar.
Vamos ver o que diz na Norma
4.1 Entendendo a organização e seu contexto
A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu SGQ.
A organização deve monitorar e analisar criticamente a informação sobre essas questões externas e internas.
NOTA 1: Questões podem incluir fatores ou condições positivas e negativas para consideração.
NOTA 2: O entendimento do contexto externo pode ser facilitado por considerações de questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais.
NOTA 3: O entendimento do contexto interno pode ser facilitado pela consideração de questões relativas a valores, cultura, conhecimento e desempenho da organização.
- Explicando o Contexto
- Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação
- Conjunto de circunstâncias que rodeiam um acontecimento;
- Situação, conjuntura
- A análise de contexto pode ser feita em uma reunião com a diretoria;
- Ou como parte de um planejamento estratégico;
- Temos que ter um grupo multidisciplinar;
- Focar separadamente em contexto externo e em contexto interno.
- Contexto externo Pode perguntar
- Como está a economia?
- Como está o mercado?
- Ele, para nós, está crescendo ou diminuindo?
- Quantos concorrentes temos?
- Quantos concorrentes são novos?
- O que os concorrentes têm que não temos?
- Tem algum marketing no segmento que chamou a atenção?
- Como está a distribuição?
- Como está a logística?
- E o mercado no exterior?
- Estamos exportando? Como está a situação?
- Queremos exportar? Tem algum país como possibilidade?
- E a tributação? Algo mudou ou pode mudar?
- Os clientes estão satisfeitos?
- O que os clientes querem de diferente?
- O contexto da organização pode parecer ser uma informação que vamos levantar e depois engavetar, ledo engano esse é o maior cuidado que as empresas tem que tomar nesse item.
- As informações elencados através da definição de contexto são muito úteis para a identificação de melhorias estratégicas e operacionais que podem mudar completamente sua forma de enxergar a empresa e vão realmente ser benéficas se forem traduzidas em planos de ação na empresa. Por isto é recomendável documentar, mas também monitorar e agir, ou seja, um PDCA do contexto é muito útil para as empresas.
- Uma ação que pode trazer muito resultado é verificar se as informações levantadas para fazer o planejamento estratégico contemplam os itens citados na norma em questão, considerando que, o que a ISO pede é o básico para elaborar um planejamento. E mais interessante que isso, executar planos de ação condizentes com esse contexto.
Autor: Gabriel Arcanjo Custódio