Contexto da Organização

Gestão Integrada
  • Segundo o dicionário – Contexto significa Substantivo masculino - Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação.

Resumindo contexto e onde a organização esta, ou pretende estar, ou seja, é a situação em que a empresa se encontra no cenário econômico.

O que significa entender o contexto da Organização

  • Se você está atendo as mudanças da nova versão da ISO 9001 e ISSO 14001 e outras que estão alterando você já devem ter o requisito Contexto da Organização, assunto abordado no item 4 da nova versão. Para muitas empresas, isso ainda está um pouco confuso, vamos ver de uma maneira simples para podermos entender.
  • Quando a gente fala de compreender o Contexto da organização, estamos falando basicamente sobre onde à empresa esta no cenário econômico no cenário de seu ramo de negocio enfim onde esta como esta e aonde quer chegar.

Vamos ver o que diz na Norma

4.1 Entendendo a organização e seu contexto

A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu SGQ.

A organização deve monitorar e analisar criticamente a informação sobre essas questões externas e internas.

NOTA 1: Questões podem incluir fatores ou condições positivas e negativas para consideração.

NOTA 2: O entendimento do contexto externo pode ser facilitado por considerações de questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais.

NOTA 3: O entendimento do contexto interno pode ser facilitado pela consideração de questões relativas a valores, cultura, conhecimento e desempenho da organização.

 

  • Explicando o Contexto
  • Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação
  • Conjunto de circunstâncias que rodeiam um acontecimento; 
  • Situação, conjuntura
  • A análise de contexto pode ser feita em uma reunião com a diretoria;
  • Ou como parte de um planejamento estratégico;
  • Temos que ter um grupo multidisciplinar;
  • Focar separadamente em contexto externo e em contexto interno.
  • Contexto externo Pode perguntar
  • Como está a economia?
  • Como está o mercado?
  • Ele, para nós, está crescendo ou diminuindo?
  • Quantos concorrentes temos?
  • Quantos concorrentes são novos?
  • O que os concorrentes têm que não temos?
  • Tem algum marketing no segmento que chamou a atenção?
  • Como está a distribuição?
  • Como está a logística?
  • E o mercado no exterior?
  • Estamos exportando? Como está a situação?
  • Queremos exportar? Tem algum país como possibilidade?
  • E a tributação? Algo mudou ou pode mudar?
  • Os clientes estão satisfeitos?
  • O que os clientes querem de diferente? 
  • O contexto da organização pode parecer ser uma informação que vamos levantar e depois engavetar, ledo engano esse é o maior cuidado que as empresas tem que tomar nesse item.
  • As informações elencados através da definição de contexto são muito úteis para a identificação de melhorias estratégicas e operacionais que podem mudar completamente sua forma de enxergar a empresa e vão realmente ser benéficas se forem traduzidas em planos de ação na empresa. Por isto é recomendável documentar, mas também monitorar e agir, ou seja, um PDCA do contexto é muito útil para as empresas.
  • Uma ação que pode trazer muito resultado é verificar se as informações levantadas para fazer o planejamento estratégico contemplam os itens citados na norma em questão, considerando que, o que a ISO pede é o básico para elaborar um planejamento. E mais interessante que isso, executar planos de ação condizentes com esse contexto.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio