A importância da Auditoria Interna para as Empresas

Auditoria Interna, auditorias internas

Implantar um sistema de gestão seja da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho entre outros representa um grande desafio para as empresa. Isto porque diversas mudanças ocorrem, tanto na esfera administrativa quanto na parte prática do trabalho. Mas, o desafio não reside apenas na implementação.

Conseguir manter as mudanças funcionando perfeitamente ao longo do tempo requer avaliações constantes e um grande esforço de todas as áreas da empresa e dos gestores, gerentes e também para os colaboradores de qualquer empresa.  

A realização de auditorias internas em empresas é de fundamental importância para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho entre outros, nesse momento, entra a auditoria interna.

Temos que desmitificar que a auditoria serve apenas para encontrar, procurar achar erros da empresa, Pelo contrário a objetivo da auditoria é saber se a empresa esta no caminho certo fazendo os controles de maneira conforme foi planejado, e assim contribuir com a melhoria contínua do Sistema de Gestão.

 A cada auditoria realizada os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização. As Auditorias são importantes mecanismos da Gestão da Qualidade.

Porém para que a autoria seja eficiente e tenha o resultado esperado, é de suma importância que tenhamos profissionais preparados com conhecimento sobre a norma a ser audita e conhecimento sobre auditoria. Um bom curso de auditoria fará toda diferença.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio