Entendendo o Core Tools Ferramenta da Qualidade Automotiva

Sistemas de Gestão, Core tools

Importância do Core Tools Ferramenta da Qualidade Automotiva

As organizações estão exigindo dos profissionais que atuam no Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva cada vez mais conhecimento específico ou seja passando a exigir muito mais dos profissionais que atuam na área da qualidade automotiva, sendo como gestor ou como auditor.

O Papel deste profissional que atua no processo de Gestão da Qualidade  automotiva é de suma importância para ter um sistema de  gestão da qualidade atuante e eficiente.

Entre os conhecimentos específico estão as Ferramentas da Qualidade Automotiva  denominadas Core Tools são aspectos fundamentais para o  Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva IATF 16949:2016.

Conhecendo o Core Tools

O Core Tools são denominadas obras técnicas, que em uma tradução livre pode ser entendido como Ferramentas Essenciais para o Sistema de Gestão de Qualidade Automotiva e de fornecedores que também são conhecidas também como 5-Pack ou blue books. Estas ferramentas são citadas na Norma  IATF 16949:2016 Gestão da Qualidade Automotiva.

Os manuais estão divididos em 5 pacotes ou assuntos, como descrito abaixo:

APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle);

FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha Potencial);

MSA (Análise dos Sistemas de Medição);

CEP (Controle Estatístico de Processo);

PPAP (Processo de Aprovação de Peça de Produção)

Manual do APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle

O objetivo deste manual é disponibilizar aos fornecedores uma forma estruturada de planejamento para realização do produto e processo, visando garantir que o projeto seja fabricado, montado, testado, embalado e entregue na quantidade, custo e prazo acordado com o cliente.

Manual da FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falha Potencial

O objetivo deste manual é apresentar uma técnica utilizada para análise e prevenção de falhas, com esperança de aumentar a eficácia do produto e processo.

Manual de MSA - Análise dos Sistemas de Medição

Conjunto de técnicas estatísticas usadas para identificação e avaliação da variabilidade dos sistemas de medição. A intenção é descobrir quanto da variação total do processo é oriundo do sistema de medição.

Manual de CEP - Controle Estatístico de Processo

Conjunto de técnicas estatísticas para monitoramento do processo, colaborando para identificar, controlar e reduzir as variações existentes no processo produtivo.

Manual do PPAP Processo de Aprovação de Peça de Produção

Este manual traz uma sequência de etapas com o objetivo de assegurar que o processo planejado na fase do APQP, foi implementado de forma adequada e as ações previstas foram realizadas e validadas. Todos os requisitos do cliente foram entendidos e o fornecedor possui um processo potencialmente capaz de atender aos critérios do projeto.

Importante Entender

Na IATF 16949 no  requisito 7.2.3 – Competência do Auditor Interno a norma especifica que os Auditores devem demonstrar as competências mínimas, e uma delas é o entendimento  do Core Tools.

Desta forma fica claro que o profissional que pretende atuar com Auditoria para o Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva deve ter conhecimento sobre o Core Tools, caso não tenha estes conhecimentos não poderá atuar com a Auditoria, e a Auditoria que ele realizar poderá perde sua validade.

Outros  requisitos da IATF exigem além dos  conhecimentos das ferramentas da qualidade automotiva outros conhecimentos tais como

Histograma – Causa Efeitos - Diagrama de Pareto - Programas e Técnicas -  Poka Yoke – Gemba 5-porque etc.

Estas ferramentas ajudam tanto o Gestor da Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, como também o Auditor para verificar o atendimento os  requisitos pois em muitos deles pede a implantação de alguma das ferramentas ou programas acima citados.

Como exemplo podemos citar o requisito 10.2.4 Prova de erro que diz “ a organização deve ter um processo documentado para determinar o uso de metodologias apropriadas à prova de erro.”

Ou seja ter conhecimento específico além do conhecimento da Norma IATF 16949:2016 e essencial para atender os requisitos da norma.

 Conclusão

O Core Tools denominado Ferramenta da Qualidade Automotiva podem ser  utilizadas em outros Sistema de Gestão, pois  são alinhadas à especificação técnica e material essencial para assegurar que os requisitos do cliente são atendidos, que a prevenção é estabelecida e a variação é reduzida. 

Estas ferramentas são essenciais na manufatura de produtos automotivos, fundamentada em métodos e técnicas básicas da qualidade.

Este artigo tem o objetivo de proporcionar ao leitor um conhecimento  geral sobre o Core Tools que é aplicado ao  do Sistema de Qualidade Automotivo. Contudo, são ferramentas que podem ser aplicadas a muitos outros segmentos, pois, são instrumentos pensados para colaborar na Gestão do Sistema da Qualidade como um todo.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio: Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 ISO 45001, entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diret