A importância do Analista da Qualidade nas Empresas

Mapeamento de Processos, Sistemas de Gestão

A importância do Analista da Qualidade nas Empresas

 As exigências das empresas com relação aos profissionais que atuam no Sistema de Gestão da Qualidade cresceram muito com o passar dos anos, e as organizações passaram a exigir muito mais dos profissionais que atuam na área da qualidade.

Sendo assim, o profissional que atua no processo de Gestão da Qualidade é de suma importância em uma organização, que precisa inovar constantemente para ter um sistema de gestão da qualidade eficiente e eficaz.

Este profissional o Analista da Qualidade é o responsável por entender, implementar, melhorar e acompanhar o sistema de gestão da qualidade. Porém as suas atividades e atribuições não se restringe somente a estas atividades sendo que outros atributos compõem o perfil do Analista da Qualidade.

Vejamos algumas das características de um bom profissional que atua como analista da qualidade.

  • Foco
  • Direção
  • Pensamento sistêmico
  • Organização
  • Perfil integrador
  • Visão estratégica
  • Liderança
  • Formação

Sendo assim este profissional deve primeiramente ter em sua mente, e entender o que gira em torno da qualidade, seus processos, entender o eu é qualidade e seus conceitos, saber diferenciar entre qualidade e sistema de gestão da qualidade. vejamos então:

 Qualidade: “...grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos...” 3.1.1 da NBR ISO 9000:2005

Gestão da Qualidade: “...atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade...”  3.2.8 da NBR ISO 9000:2005

 O que é Qualidade

A palavra qualidade tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.

Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade.

Conceito do dicionário:

1 - Substantivo Feminino propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa.

2 - Grau negativo ou positivo de excelência.

Conceito Geral:

Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso

 Passos para o Sistemas da Gestão da Qualidade

      Analisar o Processo

  • O que o processo deveria estar fazendo
  • O que pode dar errado

       Manter o Processo

  • O que o processo está fazendo
  • Como esta fazendo
  • Alcançar o estado de estabilidade
  • Determinar a capacidade

      Monitorar o Processo

  • Acompanhar o desempenho do processo
  • Detectar variação de causa especial e atuar sobre ela

     Melhorar o Processo

  • Mudar o processo para entender melhor a variação de causa comum
  • Reduzir a variação de causa comum
  • Melhorar o Processo

 Um Sistema de Gestão da Qualidade encoraja a Organização:

  • Analisar os requisitos dos clientes;
  • Definir seus processos, para gerar produtos com especificação;
  • Manter os processos sob controle;
  • Estruturar a melhoria contínua para aumentar a probabilidade;
  • Conseguir a satisfação dos clientes.

 A Importância dos Sistemas de Gestão da Qualidade

  • Conquista de novos clientes
  • Redução de Perdas
  • Qualidade do Produto/ Processo
  • Melhor controle gerencial
  • Responsabilidades definidas
  • Conscientização dos processos
  • Ambiente adequado

 Conclusão

Para atender aos desafios do sistema de gestão da qualidade as organizações necessitam de profissionais capacitados, qualificados e que entendam o que saibam distinguir entre qualidade e sistema de gestão da qualidade. Sendo que temos que entender, interpretar para depois implantar.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio: Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 ISO 45001, entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diret