A importância do Analista da Qualidade nas Empresas

A importância do Analista da Qualidade nas Empresas
As exigências das empresas com relação aos profissionais que atuam no Sistema de Gestão da Qualidade cresceram muito com o passar dos anos, e as organizações passaram a exigir muito mais dos profissionais que atuam na área da qualidade.
Sendo assim, o profissional que atua no processo de Gestão da Qualidade é de suma importância em uma organização, que precisa inovar constantemente para ter um sistema de gestão da qualidade eficiente e eficaz.
Este profissional o Analista da Qualidade é o responsável por entender, implementar, melhorar e acompanhar o sistema de gestão da qualidade. Porém as suas atividades e atribuições não se restringe somente a estas atividades sendo que outros atributos compõem o perfil do Analista da Qualidade.
Vejamos algumas das características de um bom profissional que atua como analista da qualidade.
- Foco
- Direção
- Pensamento sistêmico
- Organização
- Perfil integrador
- Visão estratégica
- Liderança
- Formação
Sendo assim este profissional deve primeiramente ter em sua mente, e entender o que gira em torno da qualidade, seus processos, entender o eu é qualidade e seus conceitos, saber diferenciar entre qualidade e sistema de gestão da qualidade. vejamos então:
Qualidade: “...grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos...” 3.1.1 da NBR ISO 9000:2005
Gestão da Qualidade: “...atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade...” 3.2.8 da NBR ISO 9000:2005
O que é Qualidade
A palavra qualidade tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.
Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade.
Conceito do dicionário:
1 - Substantivo Feminino propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa.
2 - Grau negativo ou positivo de excelência.
Conceito Geral:
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso
Passos para o Sistemas da Gestão da Qualidade
Analisar o Processo
- O que o processo deveria estar fazendo
- O que pode dar errado
Manter o Processo
- O que o processo está fazendo
- Como esta fazendo
- Alcançar o estado de estabilidade
- Determinar a capacidade
Monitorar o Processo
- Acompanhar o desempenho do processo
- Detectar variação de causa especial e atuar sobre ela
Melhorar o Processo
- Mudar o processo para entender melhor a variação de causa comum
- Reduzir a variação de causa comum
- Melhorar o Processo
Um Sistema de Gestão da Qualidade encoraja a Organização:
- Analisar os requisitos dos clientes;
- Definir seus processos, para gerar produtos com especificação;
- Manter os processos sob controle;
- Estruturar a melhoria contínua para aumentar a probabilidade;
- Conseguir a satisfação dos clientes.
A Importância dos Sistemas de Gestão da Qualidade
- Conquista de novos clientes
- Redução de Perdas
- Qualidade do Produto/ Processo
- Melhor controle gerencial
- Responsabilidades definidas
- Conscientização dos processos
- Ambiente adequado
Conclusão
Para atender aos desafios do sistema de gestão da qualidade as organizações necessitam de profissionais capacitados, qualificados e que entendam o que saibam distinguir entre qualidade e sistema de gestão da qualidade. Sendo que temos que entender, interpretar para depois implantar.
Autor: Gabriel Arcanjo Custódio Mais de 20 anos atuando com Sistema de Gestão. Pós-graduação em SGI - Gestão Integrada. Especialização em Administração e Desenvolvimento de Executivos. Graduação em Ciências Econômicas. Auditor Líder de Várias Normas.