Entendendo as Não Conformidades

Entendendo as Não Conformidades
Quem trabalha no setor de qualidade de uma empresa, certamente, já ouviu falar muito sobre esse assunto. Mas, se não é o seu caso, não se preocupe. vamos explicar o que são, como registrá-las e como tratar não conformidades.
Você sabe o que é uma Não Conformidade
Segundo a norma ISO 9000:2005 (Requisito 3.6.2) é o não atendimento de um requisito, portanto ela está relacionada a irregularidades nos processos e seus resultados insatisfatórios.
De acordo com requisito 3.6.1 da ISO 9000:2015 é chamado de não conformidade qualquer fato que se apresente não conforme com aquilo que se esperava.
Agora, o que é um requisito um requisito é uma necessidade ou expectativa, geralmente implícita ou obrigatória. Importante destacar que existem diferentes requisitos. Entre os diferentes tipos, podemos listar: Esses requisitos podem variar de acordo com a Norma
- Requisitos do cliente;
- Requisitos do produto;
- Requisito estatutário;
- Requisito regulamentário;
- Requisito do Sistema de Gestão
- Requisitos normativos.
Devemos sempre ver a norma que a empresa esta certificada.
- ISO 9001:2015
- ISO 14001:2015
- IATF 16949:2016
- ISO/IEC 17025:2017
- ISO 45001:2018
- PBQP-H
- SASSMAQ
Por exemplo, ao implementar um sistema de gestão, não importa o sistema, o que se espera é que uma organização demonstre conformidade atendimento com todos os requisitos estabelecidos nas normas respectivas.
Em um processo de auditoria interna ou de certificação se identificado que o requisito não está sendo atendido, a organização apresenta uma não conformidade em relação ao requisito e precisa fazer algo com isso.
Lembrando que as não conformidades não precisam ser identificadas somente nas auditorias, no dia a dia quando for detectado o não atendimento ou falha no sistema pode ser relatado ou registrado uma não conformidade.
Situações que podem gerar a não conformidade
- Não atendimento a requisitos de clientes e dos contratos
- Não atendimento de requisitos da norma.
- Produto não apresenta as suas características especificadas;
- Quando uma lei, regulamento ou requisitos da organização não é respeitado.
Vejamos o que diz a norma ISO 9001:2015
8.7 - Controle de Não Conformidades
- 7.1 - A organização deve garantir que as saídas de processo, produtos e serviços que não estejam em conformidade com os requisitos, sejam identificadas e controladas para evitar seu uso ou entrega não intencional.
- A organização deve providenciar as ações corretivas apropriadas, com base na natureza da não-conformidade e seu impacto sobre a conformidade de produtos e serviços.
- Isso se aplica também, para produtos e serviços não conformes detectados após a entrega dos produtos ou na prestação do serviço.
- A organização deve tratar as saídas não conformes de uma ou mais das seguintes formas:
- a) correção;
- b) segregação, contenção, devolução ou suspensão de fornecimento de produtos e serviços;
- c) informar ao imediatamente ao cliente;
- d) obter autorização para aceitação sob concessão.
- A conformidade com os requisitos tanto estatutários, regulatórios e do cliente deve ser verificada quando as saídas dos produtos e serviços não conforme forem corrigidas.
8.7.2 - A organização deve reter as informações documentadas que:
- Informe as não conformidades;
- Informe às ações que foram tomadas;
- Informe as concessões obtidas;
- Informe e identifique as autoridades que decidiram sobre as ações com relação as não conformidades
10.2 Não conformidade e ação corretiva
- Descreve o que deve feito
- As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades.
- A organização deve reter informação documentada como evidência
Conclusão
O maior legado que uma certificação traz para uma organização é o tratamento de suas não conformidades. Em todas as empresas acontecem problemas, desvios, anomalias, mas o “X” da questão é como esses são tratados.
O diferencial de uma empresa com um sistema de gestão implementado conforme a norma que ela esta certificada. Uma não conformidade demonstra as falhas que temos em nosso processo e sistema, ela deve ser encarada como uma melhoria, pois desde que a ação corretiva seja feito de maneira correta, dificilmente a empresa cometera o mesmo modo falha.
Lembrando que a velocidade na resposta e a qualidade das ações, iram demonstrar qual é o grau de interesse que a empresa tem na Melhoria Contínua.
Gabriel Arcanjo Custódio
Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.
Autor: Gabriel Arcanjo Custódio Mais de 20 anos atuando com Sistema de Gestão. Pós-graduação em SGI - Gestão Integrada. Especialização em Administração e Desenvolvimento de Executivos. Graduação em Ciências Econômicas. Auditor Líder de Várias Normas.