Entendendo as Não Conformidades

Mapeamento de Processos, Sistemas de Gestão

Entendendo as Não Conformidades

Quem trabalha no setor de qualidade de uma empresa, certamente, já ouviu falar muito sobre esse assunto. Mas, se não é o seu caso, não se preocupe. vamos explicar o que são, como registrá-las e como tratar não conformidades.


Você sabe o que é uma Não Conformidade

Segundo a norma ISO 9000:2005 (Requisito 3.6.2) é o não atendimento de um requisito, portanto ela está relacionada a irregularidades nos processos e seus resultados insatisfatórios.

De acordo com requisito 3.6.1 da ISO 9000:2015 é chamado de não conformidade qualquer fato que se apresente não conforme com aquilo que se esperava.

Agora, o que é um requisito um requisito é uma necessidade ou expectativa, geralmente implícita ou obrigatória. Importante destacar que existem diferentes requisitos. Entre os diferentes tipos, podemos listar: Esses requisitos podem variar de acordo com a Norma

  • Requisitos do cliente;
  • Requisitos do produto;
  • Requisito estatutário;
  • Requisito regulamentário;
  • Requisito do Sistema de Gestão
  • Requisitos normativos.


Devemos sempre ver a norma que a empresa esta certificada.

  • ISO 9001:2015
  • ISO 14001:2015
  • IATF 16949:2016
  • ISO/IEC 17025:2017
  • ISO 45001:2018
  • PBQP-H
  • SASSMAQ

Por exemplo, ao implementar um sistema de gestão, não importa o sistema, o que se espera é que uma organização demonstre conformidade atendimento com todos os requisitos estabelecidos nas normas respectivas.

Em um processo de auditoria interna ou de certificação se identificado que o requisito não está sendo atendido, a organização apresenta uma não conformidade em relação ao requisito e precisa fazer algo com isso.

Lembrando que as não conformidades não precisam ser identificadas somente nas auditorias, no dia a dia quando for detectado o não atendimento ou falha no sistema pode ser relatado ou registrado uma não conformidade.


Situações que podem gerar a não conformidade

  • Não atendimento a requisitos de clientes e dos contratos
  • Não atendimento de requisitos da norma.
  • Produto não apresenta as suas características especificadas;
  • Quando uma lei, regulamento ou requisitos da organização não é respeitado.


Vejamos o que diz a norma ISO 9001:2015

8.7 - Controle de Não Conformidades

  1. 7.1 - A organização deve garantir que as saídas de processo, produtos e serviços que não estejam em conformidade com os requisitos, sejam identificadas e controladas para evitar seu uso ou entrega não intencional.
  • A organização deve providenciar as ações corretivas apropriadas, com base na natureza da não-conformidade e seu impacto sobre a conformidade de produtos e serviços.
  • Isso se aplica também, para produtos e serviços não conformes detectados após a entrega dos produtos ou na prestação do serviço.

 

  • A organização deve tratar as saídas não conformes de uma ou mais das seguintes formas:
  1. a) correção;
  2. b) segregação, contenção, devolução ou suspensão de fornecimento de produtos e serviços;
  3. c) informar ao imediatamente ao cliente;
  4. d) obter autorização para aceitação sob concessão.
  • A conformidade com os requisitos tanto estatutários, regulatórios e do cliente deve ser verificada quando as saídas dos produtos e serviços não conforme forem corrigidas.

8.7.2 - A organização deve reter as informações documentadas que:

  • Informe as não conformidades;
  • Informe às ações que foram tomadas;
  1. Informe as concessões obtidas;
  2. Informe e identifique as autoridades que decidiram sobre as ações com relação as não conformidades

10.2 Não conformidade e ação corretiva

  • Descreve o que deve feito
  • As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades.
  • A organização deve reter informação documentada como evidência


Conclusão

O maior legado que uma certificação traz para uma organização é o tratamento de suas não conformidades. Em todas as empresas acontecem problemas, desvios, anomalias, mas o “X” da questão é como esses são tratados.

O diferencial de uma empresa com um sistema de gestão implementado conforme a norma que ela esta certificada. Uma não conformidade demonstra as falhas que temos em nosso processo e sistema, ela deve ser encarada como uma melhoria, pois desde que a ação corretiva seja feito de maneira correta, dificilmente a empresa cometera o mesmo modo falha.

Lembrando que a velocidade na resposta e a qualidade das ações, iram demonstrar qual é o grau de interesse que a empresa tem na Melhoria Contínua.

 

Gabriel Arcanjo Custódio

Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio Mais de 20 anos atuando com Sistema de Gestão. Pós-graduação em SGI - Gestão Integrada. Especialização em Administração e Desenvolvimento de Executivos. Graduação em Ciências Econômicas. Auditor Líder de Várias Normas.