Conhecendo o Sistema de Gestão Integrado

Mapeamento de Processos, Gestão Integrada

Conhecendo o Sistema de Gestão Integrado

Gestão integrada é a integração de diversos sistemas de gestão com o objetivo de implantar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficaz, compartilhando o sistema. Qualquer empresa que queira melhorar seus processos internos e ainda minimizar os riscos pode adotar a gestão integrada

Organizações de todo o mundo estão cada vez mais procurando meios de melhorar seu desempenho global considerando aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, como parte integrante da gestão total destas organizações. Como resultado desta busca por melhorias na gestão das organizações, somado a recente revisão das normas ISO 9001:2015 - ISO 1400:2015 - ISO 45001:2018 entre outras

A necessidade de se tratar as questões de gestão forma sistêmica, é que um número crescente de usuários passou a adotar o Sistema de Gestão Integrado (SGI). O Objetivo é harmonizar os elementos da Qualidade, Ambiental e de Saúde e Segurança em conformidade às normas e especificação ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 entre outros.

Entretanto, integrar sistemas não significa apenas juntar, mas combinar todas as práticas de gestão em um sistema único e não apenas coexistentes para os requisitos comuns. Para que estes sistemas sejam partes integrantes de um Sistema de Gestão Integrado da organização, os limites entre os elementos destes sistemas precisam ser imperceptíveis, através de uma abordagem de processo que considere as entradas e saídas dos aspectos do produto, ambiental e ocupacional estruturados pelo Ciclo de Deming ou PDCA (Plan, Do, Check, Act).


Como Integrar os Sistemas

Existem distintas abordagens para a integração de sistemas de gestão da qualidade, ambiental e de saúde e segurança, dependendo da situação atual em que organização se encontra.

Se a organização possuir um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001 certificado, ela pode acrescentar aos processos identificados, aqueles processos relacionados com a gestão de saúde e segurança, assim como, aqueles processos relacionados com a gestão ambiental, considerando os requisitos normativos específicos da ISO 14001e ISO 45001, entre outros.

O SGI pode compartilhar dos seguintes elementos comuns:

  • Controle e desenvolvimento de documentos e registros;
  • Treinamento, conscientização e competências;
  • Auditoria interna;
  • Análise crítica pela direção;
  • Ações corretiva
  • Comunicação;
  • Política integrada do Sistema de Gestão;
  • Estrutura funcional e responsabilidades;
  • Gestão de Riscos;
  • Tratamento de Não Conformidades

Elementos adicionais para ser considerado no SGI:

Análise de risco: abrangendo riscos de saúde e segurança, impactos ambientais e modo de falha de processos. Através de uma abordagem comum, tem-se facilitado a comparação de riscos associados a diferentes partes do negócio;

Acesso e identificação dos requisitos legais e regulamentares: o acesso, identificação e comunicação em toda a organização dos requisitos legais, regulamentares e outros subscritos pela organização, associados aos aspectos de saúde e segurança, ambiental e de regulamentação de produto facilita o atingimento e evidenciação da conformidade.

Programas de melhoria contínua: facilitando a integração e foco em programas de melhoria específicos que alcançam aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, tem-se um melhor atingimento aos objetivos da organização;

Projeto e desenvolvimento de produtos: planejamento de produtos e processos de forma integrada, considerando aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança auxiliam na redução de custos e na longevidade mercadológica de produtos;

Verificação da conformidade com relação aos requisitos legais e específicos de clientes: integração das práticas de verificação da conformidade frente as exigências e requisitos legais e de clientes prove melhor sustentabilidade às organizações.

Vantagens do Sistema de Gestão Integrado

Um Sistema de Gestão Integrado é uma interconexão de elementos ordenados de forma a alcançar objetivos definidos. Estes elementos incluem a organização, recursos e processos, adicionalmente as pessoas, equipamentos e cultura, alocados sob uma política unificada e práticas documentadas de operação comuns aos escopos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança.

Este Sistema de Gestão Integrado combina todos os elementos sistêmicos da organização em um sistema único, integrado e funcional, identificando oportunidades de melhorias, facilitando a tomada de decisões pela direção e favorecendo sinergias dentre os processos através do uso racional de recursos e pessoas.
 

Benefícios do Sistema de Gestão Integrado

  • Reduzir a duplicidade de esforços e otimizar recursos;
  • Reduzir riscos e aumentar a lucratividade;
  • Definir objetivos balanceados;
  • Eliminar conflitos de responsabilidades e relações;
  • Cortar custos e aumentar a lucratividade;
  • Obter sinergia e criar consistência na gestão;
  • Prover foco no negócio e no atingimento de objetivos comuns;
  • Formalizar sistemas e processos informais;
  • Reduzir a burocracia sistêmica;
  • Harmonizar e otimizar práticas;
  • Melhorar a comunicação interna para agilizar a tomada de decisões;
  • Facilitar o desenvolvimento de pessoas e melhorar as competências;
  • Analisar os elementos do negócio de forma holística e integralizada;
  • Melhorar o atendimento a demanda das partes interessadas interna e externa, entre outros


Conclusão

Para atender aos desafios de uma gestão de negócios moderna e enxuta, as organizações necessitam de um sistema de gestão integrado bem estabelecido, implementado e mantido, de modo que os recursos sejam eficazmente e eficientemente aplicados como forma de melhorar a competitividade e atender as expectativas dos clientes e demais partes interessadas.

 

Gabriel Arcanjo Custódio

Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio: Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 ISO 45001, entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diret