O que é Mapeamento de Processos

O que é Mapeamento de Processos
Mapeamento de processos é um exemplo típico de um conceito que muitos ainda usam de forma inapropriada.
Na tentativa de gerenciar atividades e processos, buscando uma maneira de como organizar o tempo e os recursos, muitos profissionais bem-intencionados acabam confundindo estes termos. Vamos esclarecer as diferenças entre mapa de processos e diagrama, assim como de modelo de processos.
Definindo Mapa de Processo, Diagrama e Modelo
Quando se usa uma ferramenta de modelagem de processos, o objetivo é gerar um modelo de processos de negócios, que é algo bem mais amplo que o diagrama e o mapa dos processos.
O modelo contém informações mais completas, a maneira como as informações fluem e já tem até capacidade de simulação. Existe uma hierarquia de complexidade que começa com o diagrama de processo, depois o mapa de processos e finalmente o modelo de processos, bem mais abrangente.
Podemos dizer que:
Diagrama de processos: é a representação mais inicial e simplificada do processo a ser modelado, apenas com as atividades colocadas em ordem.
Mapa de processos: é o segundo passo rumo ao modelo de processos, onde se incluem também os atores, os resultados, os eventos e até mesmo regras de negócio e outros elementos.
Modelo de processos: resultado final desta sequência em que além dos elementos citados acima e do fluxo das informações, podem se incluir mais detalhes que contribuirão para a modelagem, como fórmulas, descrições, sistemas, serviços e muito mais.
Veja alguns exemplos de mapeamento
- Diagrama de processo
- Mapa de processos exemplo de melhoria
- Mapa de processos exemplo de service desk*
- Mapa de processos exemplo de recrutamento e seleção
- Mapa de processos exemplo de vendas
- Mapa de processos exemplo de atendimento ao cliente
Estrutura Funcional Mapeamento Processos
- É a estrutura tradicional, organizada em departamentos e setores.
- O trabalho é distribuído entre as áreas, de forma que cada setor ou departamento faz a sua parte.
- Há gerentes e chefes de departamentos e setores. Não há pessoas responsáveis por processos.
- O sistema de trabalho funciona com um formato vertical, ou seja, seguindo as linhas de autoridade da organização (Diretor – Gerente – Supervisor – Encarregado – Auxiliar) e realizando partes de processos.
Exemplo de Estrutura Funcional Mapeamento Processos
Podemos incluir as seguintes informações no mapeamento de processos tais como:
- Entradas
- Saídas
- Atividades
- Os riscos do processo,
- Competência
- Necessidades
- Documentos
- Oportunidades de melhoria
Todas estas alternativas podem estar inseridas no mapeamento facilitando o entendimento claro do processo a ser monitorado. Para mapear, podemos utilizadas várias técnicas tais como:
- Brainstorming
- 5 Porquês
- 5W2H
- PDCA
Benefícios de Implantar o Mapeamento dos Processos
Quando os processos estão definidos implantados e organizados, os benefícios surgem imediatamente, como exemplo temos:
- A produtividade tende a aumentar
- Os errose as falhas humanas tendem a diminuir ou desaparecem;
- A comunicação entre os envolvidos de todas fica muito mais fácil e objetiva;
- A aprendizagem sobre a organização se torna muito mais eficiente;
- O nível de entendimento da organização cresce consideravelmente;
- Facilita o gerenciamento das atividades,
- A empresa ganha um enorme diferencial competitivo
- Aumento da na satisfação dos clientes.
- Atender a norma ISO
Tenha em Mente que
Todas as pessoas incumbidas das diferentes fases de um processo devem estar alinhadas em torno de um propósito único, em vez de concentrar-se em suas tarefas individuais isoladamente.
Estudos confirmam que pessoas que trabalham em organizações podem desperdiçar de 15 a 20% do tempo realizando retrabalhos, executando tarefas que não trarão resultados, consultando instruções incompletas ou mesmo realizando atividades de outras pessoas
Conclusão
Em resumo é uma alternativa usada para identificar e monitorar um conjunto de atividades, ou seja, o mapeamento de processos define de forma organizada como os materiais e insumos são transformados, em produtos ou serviços.
Gabriel Arcanjo Custódio
Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 - OHSAS 18001 entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.
Autor: Gabriel Arcanjo Custódio Mais de 20 anos atuando com Sistema de Gestão. Pós-graduação em SGI - Gestão Integrada. Especialização em Administração e Desenvolvimento de Executivos. Graduação em Ciências Econômicas. Auditor Líder de Várias Normas.